domingo

A Experiência do Acolhimento

Atualmente tenho feito mais acolhimentos (grande parte virtuais) de pessoas vivendo e convivendo com HIV. A sensação de poder ajudar o outro no momento de desespero, e quando tudo parece realmente perdido, é indescritível. De alguma forma, todos temos a capacidade de auxiliar no enfrentamento de preconceitos internos que se manifestam nesse momento. 
Embora, no campo da saúde coletiva, essa palavra descreva o processo de recepção do usuário do serviço de saúde por um profissional, eu não vejo outra melhor pra descrever o que quero dizer: Acolher.
v.t. Receber alguém bem ou mal, hospedar, agasalhar: acolheu-me de braços abertos.
Aceitar, receber: acolheu com agrado as nossas sugestões.
V.pr. Abrigar-se, refugiar-se: acolheu-se à sombra da religião.
Pra ser sincero, não me canso de me emocionar com as mais variadas histórias, todas carregadas de singularidades, dor e surpresas. Muitas vezes choro junto, mas, obviamente, um choro de superação, de vida. 
Depois de algum tempo nessa experiência - cultivando verdadeiros amigos - ouso fornecer algumas sugestões para que seu acolhimento seja bem sucedido:
1) Saiba ouvir - É necessário escutar a dor e deixá-la vir à tona;
2) Não ignore os sentimentos alheios. Muitas vezes a revolta e a discussão fazem parte de um momento único na vida do outro - não leve nada pro lado pessoal;
3) Filtre seus julgamentos e suas crenças pessoais; acolher exige abraçar a emoção alheia sem preconceitos;
4) Utilize informações com referências confiáveis - o estudo e a pesquisa devem ser prioridades;
5) Reforce a importância da pessoa recorrer a profissionais (psicólogos, médicos, etc) - seu acolhimento, embora seja muito importante, nunca substituirá a intervenção técnica;
6) Assuma seus limites, informando o desconhecimento de questões que possam surgir;
7) Forneça alguma forma de contato emergencial (face, whatsapp, email, etc) - uma ligação poderá fazer toda diferença;
8) Cuidado com "flertes e cantadas" - isso pode afastar quem mais precisa de seu apoio;
9) Abra seu coração para amar o outro como amigo/irmão - a sensação de segurança, apoio e de que "não está sozinho" viabiliza o resgate da alta auto-estima;
Na verdade, esse processo é um "ganha-ganha" mútuo. Eu me sinto transformado com o outro; e isso me motiva cada vez mais. 
Agora é só participar dessa corrente do bem! Dedico essa postagem à todos que fazem a diferença na vida de outros, e outros que fazem a diferença na vida de todos!



Nenhum comentário: