segunda-feira

Fluir


O que falar quando a palavra é calada pelo sentimento de opressão profundamente silenciado pela falsa aparência de que se está tudo bem. E se estivesse realmente tudo bem? Qual o problema de ficar confortável com o que se é? Por que tem que estar sempre a beira de transformações trans-seuntes? Talvez por ser isso-eu-superego, diria Freud.

Algumas perguntas não tem uma resposta muito fácil, especialmente quando se está a beira de uma caótica vivência em que tudo, absolutamente tudo transforma, transgrita, transcende o tempo todo.
Não existe um caminho único de viver e sentir o que ocorre. Ao escrever não sei exatamente o que ocorre. Sinto profunda sensação de apatia. Talvez tenha sido a defesa possível diante de tudo.

A resistência é movimento. Paralisia é fraqueza. Não é a toa que as mobilizações sociais transcorrem em movimentos – movimento em resposta ao HIV, movimento negro, movimento em defesa das mulheres, movimento trans, movimento feminista. O conservador paraliza. É hora de fluir, com o que se é, com o que se tem. Não há tempo para ficar deitado conservando o que não nos serve mais. Não se pode mais perder oportunidades de compartilhar energias, sentimentos e pensamentos. Não há economia que se sustente em auto-bloqueios.

Fluir impera e isso remete a entrar em contato com o que se é, com o outro, com a vida, com os acontecimentos e com o que se vive socialmente por mais doloroso que seja. Não há tempo para defesas psi. O universo clama. Não há pílula mágica para o que ocorre. Sabemos o não saber.  As pessoas estão morrendo, florestas estão sendo queimadas, dores de todas as formas emergindo. Os controladores estão soltos e com eles todas as artimanhas de manipulação de mentes. Mas estão em outro tempo. Será o último de seus gritos. Não passarão!

Ouvi por aí que não se prende uma ideia. Existe uma multidão de sementes nas cabeças progressistas, amorosas, que trazem uma potência gritante para um novo que nasce. Ouvi por aí que semelhantes curam semelhantes. Somos o que somos.

Esse é um não texto. Junção de palavras que não queriam ser ditas mas não cabem mais serem guardadas. É uma tentativa de fluir. Não desperdice sua energia sexual! Flua. Conecte-se com seus arrepios. 



Nenhum comentário: